1° Encontro Estadual de Apoio à Adoção do Estado de Minas Gerais

Publicado em: 25 de novembro de 2011.

Orientação e capacitação de habilitandos, habilitados, adotantes, adotados e demais pessoas interessadas no instituto da adoção…

Evento: 1° Encontro Estadual de Apoio à Adoção do Estado de Minas Gerais

Local: Auditório da Faculdade Pitágoras – Rua Santos Dumont, 1.001 – Bairro do Carmo – Divinópolis/MG.

Objetivo: orientação e capacitação de habilitandos, habilitados, adotantes, adotados e demais pessoas interessadas no instituto da adoção, proporcionando uma reflexão, de forma a fomentar a nova cultura da adoção, além de outras matérias de interesse comum, no âmbito da nova cultura de adoção, promovendo o fortalecimento dos grupos de apoio à adoção no Estado de Minas Gerais.

Público Alvo: Grupos de Apoio à Adoção, Representantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, Equipes Técnicas, Dirigentes de Abrigos, Representantes e Servidores do Poder Executivo, Sociedade Civil organizada ou não.

Público esperado: 500 pessoas (e famílias)
Programação:
Dia 25/11/2011, Sexta feira:
Entrega de credenciais: 8h30min as 9h00min
Abertura dos trabalhos no auditório da Faculdade Pitágoras às 9 horas:

Palavra da Presidente do Grupo de Apoio a Adoção ¨De volta pra Casa¨- Divinópolis – Sandra Amaral

Palestra de Abertura: Responsabilidade da Família. – Magno Malta: Senador da Republica, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da família brasileira.

Lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Adoção em Minas Gerais:
Deputada Estadual Luzia Ferreira

O paradoxo da necessidade da busca ativa e a realidade dos abrigos fechados – Dr. Sávio Bittencourt: Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Fundador do Grupo de Apoio a Adoção Quintal da Casa de Ana-Niterói-RJ e Presidente da ABRAMPA (Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente).

Almoço livre escolha: 12h15min

Retorno: 13h15min

Panorama Nacional da Convivência Familiar x Abrigamento: Alice Bittencourt: Coordenadora Geral da Política de Convivência Familiar e Comunitária na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A importância dos Grupos de Apoio à Adoção para Garantia do Direito a Convivência Familiar: Bárbara Toledo: Formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá; Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Dom André Arcoverde, em Direito Notarial e Registral pela Pontifícia Universidade Católica em Belo Horizonte/MG, e em Direito Especial da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É a Fundadora da Associação Civil Quintal da Casa de Ana que apoia à Adoção e o Direito à Convivência Familiar e Comunitária; e atualmente é a Presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD).

Nova lei de Adoção – Silvânia Moreira: advogada, coordenadora de Grupos de Apoio à Adoção, moderadora do Grupo Virtual de Apoio à Adoção – Adoção, um Exemplo de Amor, Diretora de Assuntos Jurídicos da ANGAAD – Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, apresentadora do programa: Adoção, um Exemplo de Amor exibido semanalmente pela TV MUNDI – www.tvmundi.com.br.

Coffee Break: 15h15min

Retorno 15h30min:

Adoção Especial e Tardia – Fabiana Gadelha: Advogada, especialista em direito público, consultora do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, da Secretaria de Direitos Humanos – Presidência da República, Diretora Jurídica do Aconchego – Convivência Familiar e Comunitária, Vice-presidente do DFDOWN e Coordenadora Jurídica da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e mãe adotiva.

Depoimento – Junya Sant Anna: Representante Estadual da Associação de Adoção Italiana Senza Frontiere (sem fronteiras) e mãe adotiva, adoção internacional e inter-racial.

Debate: 16h30min às 17h30min:

18h00min: Encerramento e escolha da sede do II Encontro Estadual de Apoio à Adoção do Estado de Minas Gerais.