VII Encontro Estadual de Apoio A ADOÇÃO

Publicado em: 9 de setembro de 2010.

Nos dias 17 e 18 de setembro de 2010, acontecerá o VII Encontro Estadual dos Grupos de Apoio A ADOÇÃO do Estado do Rio de Janeiro,com tema QUEM AMA EDUCA.

Os grupos de apoio à adoção são iniciativas da sociedade civil organizada e unem pessoas para apoio mútuo e para a orientação às famílias adotivas e aos pretendentes à adoção e para discutir formas de garantir o direito à convivência familiar e comunitária das crianças que se encontram institucionalizadas.

Um dos mais importantes focos de atuação dos grupos de apoio à adoção é o fortalecimento e incentivo à Nova Cultura da Adoção, que inverte o paradigma tradicional de buscar crianças para as famílias e privilegia a busca de famílias para crianças de todas as idades, etnias, condições de saúde e grupos de irmãos.
Plano Básico do Evento:

Evento: VII Encontro Estadual de Apoio à Adoção

Data: 17 e 18 de setembro de 2010

Local: Auditório Tucker – Instituto Metodista Bennett – Rua Marquês de Abrantes nº 55, Flamengo, Rio de
Janeiro/RJ.

Objetivo: orientação e capacitação de habilitandos, habilitados, adotantes, adotados e demais pessoas interessadas no instituto da adoção, proporcionando uma reflexão, de forma a fomentar a nova cultura da adoção, além de outras matérias de interesse comum, no âmbito da nova cultura de adoção, promovendo o fortalecimento dos grupos de apoio à adoção no Estado do Rio de Janeiro.

Público Alvo: Grupos de Apoio à Adoção, Representantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, Equipes Técnicas, Dirigentes de Abrigos, Representantes e Servidores do Poder Executivo, Sociedade civil organizada ou não.

Público esperado: 500 pessoas assistentes (e famílias)

Programação:

SEXTA f, dia 17/09/2010:
17h às 18h: Entrega de credenciais
17h30minh às 18h: apresentação musical na área externa do auditório (Show de Tambores Acrobáticos)
18h: Abertura dos trabalhos no auditório Tucker
18h às 18h30m: Palavras dos componentes da mesa
18h30m às 19h30m: Palestra de Abertura – Desembargadora Conceição Mousnier – Coordenadora da Comissão Estadual Judiciária de Adoção e da CEJIJ – Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e
Juventude
19h30m às 20h30m: Apresentação musical
20h30m: Saída para confraternização ou jantar por adesão

Sábado, 18 de setembro
9h às 10h30m: Mesa 1 – Adoção Consentida na vigência da Lei n. 12.010/2009 – a mesa será composta pelos seguintes membros: Dra. Cristiana de Faria Cordeiro – Juíza Titular 2ª Vara Regional da Infância, da Juventude e do Idoso; Dr. Afonso Henrique Reis Lemos Pereira – Subcoordenador do 4º CAO – Infância e Juventude – MPRJ; Um membro da Defensoria Pública, a confirmar.

A mesa será moderada pela Psicóloga Judiciária lotada na Vara da Infância, da Juventude e do Idoso
da comarca de Teresópolis, e uma das responsáveis pelo Grupo de Apoio à Adoção Dedo de Deus,
Eliana Bayer.

Os debates buscarão abordar os princípios que regem a adoção consensual. Tratará da indispensabilidade da habilitação prévia, do livre convencimento do juiz, da possibilidade de renúncia do poder familiar. A questão continua absolutamente controvertida e não existe, na vigência da nova lei, jurisprudência suficiente para o direcionamento da questão.
10h30m às 10h40m – Depoimento: Adoção consentida e interracial (Alane e Alex)
10h40m às 11h – Coffee break
11h às 12h30m – Mesa 2 – Adoção Especial e Adoção Positiva – Dra. Juçara Arabe – Medica da Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ para a abordagem da Adoção Positiva. A abordagem sobre Adoção Especial será efetuada por Mônica Accioly, fonoaudióloga que, há 10 anos, trabalha com um grupo de pais de crianças com Autismo denominado “Reunião de Acolhida”, parte integrante da Associação Mão Amiga, fundada a partir do próprio grupo. A Associação Mão Amiga é uma ONG sem fins lucrativos cuja missão é atender a pessoas com autismo, especialmente as de baixa renda.

A moderação da mesa ainda se encontra em aberto.

12h30m às 12h40m – Depoimento: Adoção Especial (Andrea Pereira, Jefferson Pereira, Mateus e Maria Eduarda Pereira)
12h40m às 14h – Almoço livre escolha
14h às 15h30m – Mesa 3 – A importância dos Grupos de Apoio à Adoção depois da entrada em vigor da Nova Lei de Adoção – A mesa será formada pela Presidente da ANGAAD, Barbara Toledo, Edvaldo Roberto de Oliveira -consultor do Projeto Brasil Social – CAPEMISA SOCIAL – Instituto de Ação Social -site: www.capemi.com BR, (o projeto é a história da asistência à criança: da Roda dos Expostos à Convivência Familiar e Comunitária).Presidente do CMDCA – Rio -1996;Pós Graduando em Direito da Criança e do Adolescente – Instituto Superior do Ministério Público -ISMP/RJ; Pesquisador do NECA -Associação de Pesquisadores dos Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre Criança e Adolescente – SP e pela Psicóloga Tânia Mara Saldanha, Presidente ADOTE, Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras .

A moderação será exercida por Solange Diuana, Psicóloga e uma das coordenadoras do Grupo de Apoio à Adoção da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital “Café com Adoção”.

15h30m às 15h40m – Depoimento: Adoção Múltipla (Marcelo e Luciana)
15h40m às 16h – Coffee break
16h às 17h30m – Mesa 4 – Executivo, Legislativo e Judiciário: como os três poderes estão atuando em prol da nova cultura da adoção? –
A mesa debaterá a forma com que cada um dos três poderes está atuando em prol da nova cultura da adoção. Foram formulados convites para um magistrado, um deputado federal e um membro do executivo estadual. Estamos aguardando a confirmação para divulgarmos a composição da mesa. A moderação será exercida pelo Psicólogo Judiciário lotado na Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de São Gonçalo, Lindomar Darós.
17h30m às 17h40m – Depoimento: Glaucia e Fernado Lockmann, respectivamente esposa e filho do Bispo da Igreja Metodista da 1ª região
17h40m às 18h40m– Palestra de Encerramento: Promotor de Justiça Sávio Bittencourt – Balanço de um ano de vigência da Lei n. 12.010/2009.
18h40m: Encerramento e escolha da sede do VIII Encontro Estadual de Apoio à Adoção.
19h – Saída para confraternização por adesão.

Obs.: Os horários estão sujeitos a ajustes.

Metodologia dos Debates
A metodologia a ser utilizada será a de exposição, 20 (vinte) minutos para cada um dos debatedores,
15 (quinze) minutos de debates e 15 (quinze) minutos para eventuais questionamentos do plenário.
Os debatedores poderão utilizar recursos com power point ou DVD. A moderação controlará o tempo
e fará intervenções, se necessário.

O evento acontecerá na sede do Instituto Metodista Bennett localizado na Rua Marquês de Abrantes nº 55, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ.