Audiência Pública sobre Adoção – Senado Federal

Publicado em: 29 de julho de 2008.

Contou com o pronunciamento emocionado do Senador Magno Malta, sobre os “filhos do coração”.

Em 27 de novembro de 2007, foi realizada na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, Audiência Pública na qual se discutiu a adoção no Brasil. A audiência foi presidida pelo Senador Paulo Paim e contou com o pronunciamento emocionado do Senador Magno Malta, sobre os “filhos do coração”, além da participação de diversos outros parlamentares (Senadores e Deputados).

Também se pronunciaram:

O Presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção, Promotor de Justiça/RJ Sávio Bittencourt, o qual defendeu uma “mudança na cultura da adoção”, para que possamos propiciar adoções sem preconceitos, sejam de raça, idade, saúde, etc…

O Promotor de Justiça/MG Carlos Fortes,  Curador da Infância e Juventude, discorreu sobre a necessidade de simplificação e agilização dos processos de adoção em todo o Brasil para efetiva garantia dos direitos da criança e do adolescente, uma vez que “para uma criança, um dia faz muita diferença”, apresentando e explicando proposta legislativa para melhoria e facilitação dos processos de adoção.

Além disso foram ouvidos depoimentos de pais adotivos (Inclusive Sandra e Edilson, membros do Grupo de Apoio à Adoção “De Volta pra Casa”), de representantes de variados setores da sociedade e de todos os Estados da Federação. A audiência foi transmitida ao vivo e posteriormente reprisada para todo o país, pela Rádio e pela TV Senado.