QUEM SOMOS

O Grupo de apoio à Adoção “De Volta Pra Casa” é uma entidade sem fins lucrativos que busca soluções para as questões relativas ao abandono de crianças e adolescentes através do fortalecimento e incentivo à Adoção.

 

O Grupo de apoio à Adoção “De Volta Pra Casa” é uma entidade sem fins lucrativos que busca soluções para as questões relativas ao abandono de crianças e adolescentes através do fortalecimento e incentivo à Adoção, apoiando e orientando as famílias adotivas, os pretendentes à adoção, e garantindo o direito à convivência familiar das crianças que se encontram institucionalizadas.

A primeira linha de ação é o apoio às famílias adotivas e pretendentes à adoção, através de reuniões ordinárias, projetos e atendimentos individualizados com a equipe técnica da instituição para orientações e encaminhamentos necessários.

A segunda linha de ação compreende o desenvolvimento de uma Nova Cultura da Adoção, que perpassa pela ruptura dos mitos e preconceitos ainda existentes, como a questão da revelação, das adoções necessárias (inter-racial, tardia, portadores de necessidades especiais, entre outras), na tentativa de se romper com o perfil, culturalmente muito forte, das crianças que são adotadas: meninas, brancas, de até dois anos de idade.

A terceira linha de ação visa incentivar e garantir a toda criança à convivência familiar, seja na família de origem e/ou substituta, preconizando efetivar os direitos das crianças e dos adolescentes que estão garantidos no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

O trabalho que o “De Volta Pra Casa” desenvolve.

O trabalho que o “De Volta Pra Casa” desenvolve não tem nenhum cunho assistencialista uma vez que não queremos investir na melhoria das dependências das instituições de abrigos, pois temos ciência e certeza que elas devem ser provisórias e excepcionais para a proteção das crianças. Porém, na realidade viram grandes depósitos de seres humanos que estão pagando com a sua infância e adolescência e sendo condenados a passarem toda a sua vida fora de uma família devido à morosidade e a falta de um compromisso do Poder Público em garantir o direito básico e fundamental do convívio familiar e comunitário..

Juntos poderemos mudar a realidade de milhares de crianças.

Acreditamos que juntos poderemos mudar a realidade de milhares de crianças institucionalizadas viabilizando a sua colocação em família, promovendo seu retorno ao lar ou a sua adoção, justamente para erradicar o problema do ABANDONO que acaba gerando outro ainda maior: a VIOLÊNCIA! É na família que elas terão o seu desenvolvimento bio-psicossocial pleno.

Mude um destino